sábado, 14 de novembro de 2009

Sleep Dealer

" Sleep Dealer"

Poster de «Sleep Dealer»





Sinopse:
Sleep Dealer tem tido alguma atenção a nível internacional, sobretudo pelos prémios e nomeações em festivais como os de Sundance ou Berlim.
Percebe-se porquê, já que esta primeira longa-metragem do norte-americano Alex Rivera compensa a escassez de meios com muita imaginação.
Assente num futuro próximo, segue a viagem de um jovem mexicano para Tijuana, onde tenta encontrar emprego para ajudar a família após a morte do pai, assassinado por suposta tentativa de sabotagem à construção de uma barragem na sua aldeia (embora as suspeitas tenham sido motivadas pelas actividades de hacking do protagonista).
Entre o drama e o thriller, Rivera desenvolve um interessante olhar sobre a imigração, o avanço tecnológico e a memória, e sai-se bem na criação de uma realidade futurista que tanto lembra a de "Estranhos Prazeres", de Kathryn Bigelow, como a de "ExistenZ", de David Cronenberg.
A abundância de boas ideias - da comercialização de recordações ao trabalho de operários à distância - e a energia visual gerada por um rigoroso trabalho de iluminação compensam alguns desequilíbrios, caso das amadoras sequências de acção ou de uma narrativa sem tanta ressonância dramática como se desejaria - mesmo que Luis Fernando Peña, parecido com um Javier Bardem com menos vinte anos, consiga gerar empatia pelo protagonista.
Um filme que faz pensar...sem dúvida!

Realização:
Alex Rivera

Intérpretes:
Leonor Varela, Jacob Vargas, Luis Fernando Peña, Giovanna Zacarías, Marius Biegai, Emilio Guerrero...



ver trailer aqui:
Estados Unidos
2008
Ficção Científica
90m

Sem comentários: